O que você procura
você está no Hospital Norte D'Or
Hosp Israelita
Hosp Niteroi D'Or
Hosp Assunção
Hosp Norte D'Or
Hosp Badim
Hosp Oeste D'Or
Hosp Bangu
Hosp Quinta D'Or
Hosp Barra D'Or
Hosp Ribeirão Pires
Hosp Bartira
Hosp Rios D'Or
Hosp Caxias D'Or
Hosp SANTA LUZIA
Hosp Copa D'Or
HOSP SÃO LUIZ
Hosp e Mat Brasil
Hosp São Marcos
Hosp Esperança Olinda
Hosp Sino Brasileiro
Hosp Esperança Recife
Hosp Villa-Lobos
Hosp iFor
Hospital Copa Star
HOSPITAL REAL D'OR
Mudar hospital

Releases


23/10/2018 - Diagnóstico precoce é determinante para cura do principal câncer ocular infantil

 


A Retinoblastma, que atinge crianças entre 0 e 5 anos, pode causar cegueira e até levar à morte

Cerca de 400 crianças são diagnosticadas todos os anos com retinoblastoma, tumor maligno que se desenvolve na retina e atinge, em sua maioria, crianças com até cinco anos idade. Agressiva, a doença pode causar cegueira e até levar à morte, tornando a identificação precoce fundamental para o sucesso do tratamento. Para conscientizar a população sobre a existência e identificação do tumor, foi criado o Dia Nacional de Combate ao Retinoblastoma, celebrado anualmente em 18 de setembro.

O diagnóstico do tumor pode ser obtido pelo teste do olhinho ampliado, exame realizado já no primeiro mês de vida do bebê. De acordo com Dr. Marcelo Costa, oftalmologista pediátrico da Rede D'Or São Luiz, o exame foi concebido para detectar 100% das doenças oculares em recém-nascidos, permitindo a identificação do câncer na retina.

A agilidade no diagnóstico e a quimioterapia permitem não apenas a cura da doença, como também podem impedir que o olho da criança precise ser retirado durante o tratamento. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 90% dos casos detectados em estádio inicial são curáveis, a maioria com preservação da visão.

Teste do Olhinho Ampliado

A Rede D'Or São Luiz oferece o teste do olhinho ampliado em seu Hospital e Maternidade do Itaim. O exame é indolor e realizado no berçário ou UTI Neonatal por imagens (fotos e vídeos) em alta resolução da retina do bebê. O teste permite a identificação de outras patologias oculares, além do retinoblastoma.

Sobre a Rede D'Or São Luiz

Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede independente de hospitais do Brasil com presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco. O grupo opera com 35 hospitais próprios e dois hospitais sob gestão. Possui 5 mil leitos, e tem planos de chegar a 8 mil leitos em 5 anos. São ao todo 38,5 mil funcionários e 87 mil médicos credenciados, que realizam cerca de 3,3 milhões de atendimentos de emergência, 220 mil cirurgias, 25 mil partos e 356 mil internações por ano. Além dos centros hospitalares, a Rede D’Or São Luiz também conta com participação no Grupo Oncologia D’Or, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico em sete estados brasileiros.